segunda-feira, 28 de março de 2011

NÚCLEO GESTOR APRESENTA PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL DA UFJF







O Núcleo Gestor do Liceu de Quixeramobim apresentou Planos de Ação Educacional do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Estado do Ceará, promovido pela SEDUC e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

O evento ocorreu em 26 de Março de 2011, na cidade de Baturité, e contou com a participação dos dirigentes escolares da CREDE 12.

Parabéns aos nossos prezados CoordenadoresLuísa, Ivonildo, Avilar e ao Diretor Betinho.

quinta-feira, 24 de março de 2011

PROJETO DIRETOR DE TURMA




Na data de 24 de Março de 2011, deu-se o início das reuniões intercalares do Projeto Diretor de Turma. A ocasião é um momento de reflexão sobre cada turma de 1º ano, em que núcleo gestor, professores, alunos e pais discutem as dificuldades e avanços da turma, buscando maneiras de melhorar a aprendizagem dos discentes.


O Projeto Diretor de Turma caracteriza-se, fundamentalmente, por um conhecimento
aprofundado e sistematizado do aluno. Na mediação que se realiza entre os alunos e os
demais professores da turma, promove-se o desenvolvimento de um trabalho
cooperativo, que oportuniza aos professores conhecer as problemáticas que fazem parte
do cotidiano de cada aluno e implicam diretamente no seu desempenho escolar.



O Projeto visa a construção de uma escola que eduque a razão e a
emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem,
choram, se frustram... Uma escola que tem como premissa a desmassificação. Uma
escola com plenos objetivos de Acesso, Permanência, Sucesso e Formação do Cidadão e
do Profissional.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto de Educação Ambiental: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.


Teve início hoje o Projeto do Laboratório de Química que visa conscientizar toda comunidade escolar sobre a necessidade da preservação ambiental, começando pelo tratamento dado ao nosso lixo. A ação do dia de hoje contou com a distribuição de garrafinhas para os professores, instalação da coleta seletiva e apresentação do Projeto para os alunos.

Encontro Presencial do Curso de Elaboração de Projetos




Aconteceu nesta terça-feira dia 22/03 o primeiro encontro presencial do curso de Elaboração de Projetos. O Curso tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso.

terça-feira, 22 de março de 2011

No ar - Rádio Escola Conexão Liceu






Iniciamos hoje 22/03/2011 as atividades da rádio escola Conexão Liceu. O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Informática e está em andamento desde o início do ano letivo. O objetivo é despertar o interesse dos alunos por esse tipo de mídia bem como estimular a comunicação e a interação. A inauguração da nossa rádio foi um grande sucesso contando com a participação dos professores, alunos e núcleo gestor.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Oficina de Rádio - IPHANAQ


Neste último fim de semana os membros da equipe da nossa Rádio Escola- Conexão Liceu participaram de uma oficina sobre rádio promovida pelo IPHANAQ - Ponto de Cultura Patrimônio Vivo que tem por objetivo a capacitação de jovens para desenvolver projetos de registros e documentação culturais em Quixeramobim. A metodologia utiliza-se de oficinas, divididas em módulos e compostas de atividades teóricas e práticas, além de orientações em software livre. As oficinas são conduzidas por profissionais de competência demonstrada em áreas afins aos objetivos do projeto. Na oportunidade, a oficina foi ministrada pela jornalista Katharine Magalhães.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto Filosofia em Debate- ThinkQuest


A plataforma ThinkQuest está sendo utilizada para dinamizar os debates do Projeto Filosofia em Debate. Dessa forma, podemos registrar o que foi discutido e deixar as aulas muito mais atrativas. A iniciativa é da Professora Patrícia do LEI juntamente com o Professor Rafael Teixeira.

Alunos do turno noturno conhecem o ThinkQuest!


O Laboratório Escolar de Informática realizou a Oficina ThinkQuest com os alunos do turno noturno, a plataforma foi apresentada para muitos alunos que ainda não conheciam o ambiente!
O thinkquest virou mania entre os alunos! Eles acharam o ambiente prazeroso e bem acessível. Sua plataforma amigável e interativa faz com que o sistema seja cada vez mais acessado pelos mesmos. Antes mesmo de iniciar pesquisas rotineiras no LEI, eles acessam primeiramente ao thinkquest, onde revisam caixas de mensagem, postam mensagens e participam dos projetos criados por professores em disciplinas específicas.

Aulas no Laboratório de Quimica



Neste ano o Laboratório de Química está sob regência do Professor Elivande Brito. O mesmo já deu início as aulas práticas com a participação efetiva dos alunos.

Em breve...




A equipe da Rádio Conexão Liceu está trabalhando com força total para colocar a rádio em funcionamento o mais breve possível. Desde já gostaríamos de agradecer a quem contribuiu com a compra da rifa para aquisição da nossa mesa de som. Outros equipamentos ainda são indispensáveis, por isso continuaremos com as nossas promoções contando com a participação de vocês.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Oficina de Blog! Criação dos Blogs das Turmas.



O Laboratório de Informática de nossa escola promoveu mais uma Oficina de Criação de Blogs para os alunos, desta vez foram criados os Blogs de cada turma dos 2º anos. Iniciativa do Profº. João Paulo da disciplina de Língua Inglesa em parceria com o Laboratório de Informática. O objetivo alcançado foi capacitar os alunos para criação dos blogs, a metodologia e o material utilizado foi o mesmo do curso Introdução a Educação Digital- Eproinfo.

Blog: Fáceis e rápidos de serem produzidos e operados, os blogs são uma espécie de diário virtual, utilizados para tornar acessível a toda rede de computadores, opiniões, comentários,textos e etc... acerca de determinado tema ou sobre o próprio autor, que pode atualizá-lo sempre que precisar.


Blogueiro:
ou bloguista ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Professores usam os recursos tecnológicos nas aulas do Liceu


Seja pela mídia impressa ou televisiva de tempos em tempos os especialistas em educação realçam a importância da aplicação de novas tecnologias dentro da sala de aula, como meio de transformação para despertar o interesse pelo conteúdo e facilitar o aprendizado do aluno.
Assimilar e aplicar os novos recursos tecnológicos não é apenas uma escolha pedagógica, mas uma imposição necessária para a sobrevivência da sociedade, é necessário lançar mão de novos conceitos para compreender as transformações na escola.
Os recursos tecnológicos como por exemplo o Data Show, desempenham um papel de extrema importância no processo ensino aprendizado, pois facilita a concentração e participação dos alunos, além de oferecer formas diversificadas no repasse de conteúdos.

Para manter o aluno dentro da sala de aula, o professor precisa ser criativo, fazendo da escola também parte da realidade que o educando vive fora dela. Descobrir novos métodos e meios de ensino é uma forma de inovar, a fim de motivar e encantá-lo para a aprendizagem. ÁBILA (2010, p.35)

É de importância fundamental que o professor busque se aliar à estes recursos, como dizia Freire, “Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo, de um lado, nem a diabilizo, de outro. Por isso, sempre estive em paz para lidar com ela.” (Freire, 1996, p. 97)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Português Digital



Português Digital é mais um Projeto desenvolvido pelo Laboratório de Informática de nossa escola. A iniciativa visa proporcionar aulas de Língua Portuguesa muito mais dinâmicas usando a plataforma ThinkQuest. O Projeto está sendo desenvolvido com os 1º anos focando as habilidades de leitura e escrita. Confiram no ambiente ThinkQuest.

Projeto Física no Cotidiano

Neste ano o Laboratório de Física está desenvolvendo o Projeto Física no Cotidiano. A iniciativa é da Professora Natália que juntamente com sua equipe faz experimentos mostrando que a física está presente em nosso dia-a-dia. Parabéns pela iniciativa!