segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto - Leitura no cotidiano escolar.


O Centro de Multimeios está a frente do projeto LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR que tem por objetivo promover o hábito da leitura como fonte de prazer e saber no cotidiano escolar, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos alunos e na formação de cidadãos críticos e participativos. O projeto teve início hoje 29/03/2010 com a visita dos alunos do 1º ano ao Centro de Multimeios a fim de se familiarizarem com o ambiente bem como divulgar o acervo e a metodologia utilizada para o bom atendimento ao aluno.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Liceu Recebe Instrumentos Musicais.

Melhorar a qualidade do ensino da linguagem musical na disciplina de Arte nas 576 escolas de Ensino Médio da rede estadual. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(Seduc), ao destribuir instrumentos musicais para as escolas da rede estadual. O investimento superou R$ 2,7 milhões.
Nossa escola recebeu três violões acústicos, um teclado, 10 flautas doce, dois timbas pequenas, dois pandeiros, dois triângulos, dois afoxés, dois surdos mor com baqueta, dois repiques, dois ganzás, dois reco-recos, dois agogôs, dois atabaques, um armário de aço. Os instrumentos procuram atender às características da música e proporcionar o reconhecimento das propriedades do som e a criação musical. Por isso inclui instrumentos harmônicos (teclado e violão), melódicos (flauta-doce) e rítmicos (instrumentos de percussão).
A Seduc reconhece que o ensino de música na escola se constitui numa ferramenta de inclusão cultural e de cidadania na formação dos jovens, como também de integração entre as pessoas.
A aprendizagem musical poderá transitar as diversas manifestações culturais, folclóricas, a música erudita, a música popular e os diversos gêneros musicais ampliando a noção de mundo e de arte, desenvolvendo o senso estético. Os instrumentos poderão ser utilizados em diversas atividades, por exemplo, canto, banda, fanfarra, orquestra e grupos de câmara.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Oficinas ThinkQuest 2010

Após o cadastro dos alunos do 1º ano, elaboração do calendário e planejamento das ações, as professoras do LEI iniciaram nesta semana as Oficinas ThinkQuest 2010.
Com o objetivo de capacitar os alunos do 1º ano para o uso da plataforma ThinkQuest, as oficinas estão acontecendo de forma dinâmica e interativa. O Thinkquest é mais uma ferramenta disponível em nossa escola para integrar o aluno no mundo digital.

terça-feira, 9 de março de 2010

Curso Básico de Informática -2010



Fazendo parte das ações previstas do Laboratório Escolar de Informática para 2010, iniciou-se nesta terça feira (09/03/2010) mais um curso básico em ambiente Linux. O curso conta com duas turmas no período da manhã e noite, atendendo a 40 alunos dentre os quais também fazem parte os alunos dos pólos. O objetivo do curso é democratizar o acesso das modernas tecnologias aos alunos, orportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática de forma a contribuir na sua formação para uma atuação competente dentro do mundo globalizado no qual vivemos.

Premiação - Concurso de Redação Lei Maria da Penha




O aluno Jorge Fernando Frutuoso dos Santos foi classificado em 3º lugar no concurso de redação promovido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. O tema abordado era a Lei Maria da Penha. A premiação aconteceu na Assembléia Legislativa constituindo parte da programação da I semana de mobilização pela não violência à mulher. Jorge Fernando recebeu um computador, na oportunidade foi acompanhado pela coordenadora Avilar.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Capacitação dos monitores do LEI


Aconteceu na manhã do dia 08 de março a capacitação dos monitores que irão atuar no Laboratório de Informática em 2010. Foram abordadas questões de suma importancia como atendimento, normas, funções, projetos , registros e a importancia do uso das tecnologias na escola.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Educação Fiscal

A convite do Núcleo de Tecnologia Educacional as pprofessoras do LEI participaram da capacitação para disseminadores em Educação Fiscal. Promovido pela SEFAZ a capacitação objetiva disseminar conhecimentos sobre educação tributária nas escolas.

terça-feira, 2 de março de 2010

Premiação do SPAECE 2008



O Liceu de Quixeramobim está de parabéns pela premiação recebida por seus alunos pelo desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará - SPAECE - no ano de 2008. Nossa escola alcançou a marca de quatro alunos vencedores do prêmio de um microcomputador, entregue numa cerimônia na cidade de Quixadá em 01 de Março de 2010. Felicitamos os vencedores e incentivamos todos os alunos a seguirem o exemplo desses vitoriosos!