segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Patativa – 100 anos de poesia.



Autores:

Luisa Oliveira Amâncio

Francisco Roberto Almeida de Carvalho

Luiz Ribeiro Neto

Avilar Herique da Silva dos Santos.

Ivonildo da Silva Reis

Apresentação:


A poesia popular, enquanto literatura oral já existe há mais de 3.500 anos. No Brasil o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como "folhas soltas", mas foi com um poeta nascido em Pombal, que ele ganhou celebridade. Foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comercializar, no final do século XIX, o folheto na forma tal como temos atualmente, por isso ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel.
O nome Literatura de cordel foi dado a estes livretos porque eles são vendidos nas feiras e nas portas de lojas, encarreirados em cordéis e presos por prendedores de roupas. Os poetas, autores dessa literatura, são gente tão simples como as pessoas que compram estes livretos. Sua linguagem é a linguagem do povo, por isso despertam tanto interesse. Eles se referem a Deus e ao Diabo, aos heróis do sertão como Jerônimo e Antônio Conselheiro, aos animais consagrados pelo cultura popular como o boi, a cobra e ouros.
Além da parte literária, o cordel é interessante pelas figuras que apresenta, feitas em xilogravuras, mostrando toda a ingenuidade da arte popular. Aparecem nas gravuras: monstros, o diabo e os elementos que rodeiam os artesãos do cajá, madeira mole que facilita a execução das figuras. São eles os cantadores, vaqueiros, bois, aves e animais diversos. Surgem também figuras humanas, geralmente relacionadas com o assunto dos folhetos.

Hoje sofre dos males do esquecimento e do abandono, explicado pelo advento da era tecnológica e assimilação desenfreada da cultura estrangeira. Ele já foi, no interior do Nordeste, o jornal, a música, o lazer de um povo que se reunia nos salões ou terreiros das casas para fantasiar histórias lidas por aqueles que dominavam os códigos da leitura e servia também para alfabetizar tantos outros que as vezes sabia de cor folhetos famosos. O hábito de ler cotidianamente o cordel fez surgir no Nordeste poetas de expressão como Patativa do Assaré e revelar ao mundo uma música inigualável de Luiz Gonzaga, valores que sintetizam a grandiosidade da nossa arte popular.

Justificativa:



O cordel precisa sobreviver e voltar a ser uma cultura de massa tal como antigamente. Certamente alguns poetas continuarão nas feiras, outros levarão suas obras às bancas de jornal, livrarias, outros ainda procurarão utilizar os recursos da mesma era tecnológica que ajudou a sucumbi-lo - como o rádio, jornal, TV e agora mais recentemente a internet - para fazer chegar aos quatro cantos do mundo a imponente cultura nordestina.

Contudo, acreditamos que a literatura de cordel só poderá se transformar numa cultura de massa a partir do momento que a escola passar a estimular o seu uso, ou seja, a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários) adotar o hábito da leitura.

Quando a escola procurar conscientizar a todos da real necessidade de se preservar o cordel enquanto saber histórico, estaremos caminhando em direção a sua revitalização.

Levar a literatura de cordel até a escola significa oferecer um importante e motivante meio de educação aos alunos do ensino médio. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, pois o cordel retrata a cultura, o cotidiano, a realidade do povo e suas peculiaridades. Mas pode versar sobre qualquer assunto e ser utilizado como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

Ter o cordel nas bibliotecas das escolas pode representar um passo extremamente valioso para o devido reconhecimento e resgate desse tipo de literatura e dar à nova geração a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade da nossa cultura. Significa observar o contato do passado, da memória do saber tradicional, do conto poético numa linguagem ao mesmo tempo simplória e bela, de fácil compreensão e de uma engenhosidade singular observada na construção dos versos e rimas. A escola tem que obrigatoriamente prestigiar a cultura popular, caso queira preservar a sua própria história. E demonstrar preocupação na manutenção do saber é assumir e incorporar a sua rotina o contato com as manifestações.



Objetivos:

  • Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, nordestino e brasileiro.

  • Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo.

  • Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel entre alunos e demais integrantes da comunidade escolar.

  • Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva de transformá-la em veículo de comunicação de massa.

  • Estudar os aspectos históricos da Literatura de Cordel.

  • Criar uma sala temática com a presença de convidados.



Público Alvo:

Toda comunidade escolar.

Agentes Envolvidos:

Professores de Língua Portuguesa, Literatura e História.

Laboratórios de Informática.

Centro de Multimeios.

Coordenação Pedagógica.

Metodologia


Estudos em sala de aula sobre o tema Cordel (Aspectos literários e históricos.).

Pesquisas no LEI e Centro de Multimeios.

Produção de Cordéis (Professores de Língua Portuguesa).

Montagem de salas temáticas.



Projeto EnCenArt

Projeto EncenArt
Elaboradores: Professor Ivonildo da Silva Reis
Professor João Paulo
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Caracterização do Projeto
Há muito tempo que o único espaço onde se aprendia era a sala de aula. O conhecimento bate à porta a cada instante, está nas ruas, está nas mãos dos alunos e professores. Ferramentas simples de uso cotidiano e espaços podem ser aproveitados para também se tornarem significativos e de dimensões relevantes na troca de informações, na busca de conhecimentos compartilhados.
O papel do Professor hoje é ser intermediador dessas trocas de informações e não somente escrever, ditar, corrigir, explicar, reclamar, etc.. Quando o Professor se interessa por algo que faz parte do dia-a-dia do aluno, este percebe que aquele está “falando sua língua” e assim tudo flui com mais naturalidade e o aprendizado acontece. Isso é aproveitar e valorizar o background que cada aluno traz de casa em sua bagagem.
Seja na música, na literatura, na dança, no desenho, ou pintura, no teatro, em qualquer manifestação de arte sempre há alguém em algum canto da sala com um grande potencial a ser desenvolvido. Cabe á Escola também saber reconhecer esses valores, esses talentos e incentivá-los ali mesmo dentro da sala de aula e/ou fora dela para que o aluno se sinta verdadeiramente fazendo parte daquele ambiente, pois se ele não encontra espaço para se manifestar dentro da Escola, na rua, seja onde for, não lhe restará outro caminho a não ser a ociosidade que, conseqüentemente, levará a outros caminhos “mais longos e tortuosos”.
A Arte, como sempre foi, ainda é o meio mais eficaz de transformar a mente humana e fazer com que se criem novas formas de ver e de viver o mundo. O princípio do conhecimento, como também seu resultado final na maioria das realizações do homem, é a arte. É por meio dela que o ser humano se torna livre e se torna mais humano no meio em que vive.
A idéia do presente projeto é realizar uma triagem de alunos com potenciais artísticos, como também dar-lhes espaço dentro da Escola para apresentarem seus talentos, fazendo da mesma um ambiente interativo e capaz de estimular o aluno a estar dentro dela valorizando-a e transformado-a em um lugar mais dinâmico e prazeroso e enriquecendo o conhecimento cultural dos educandos e educadores.
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Justificativa
Buscar o resgate de valores, como também construí-los, é hoje um desafio á Educação e aos educadores no Brasil. Não só desafio, mas é também uma das principais funções de todos que fazem uma instituição escolar. Não é nada fácil atrair o aluno para a Escola e fazer com que o mesmo permaneça nela valorizando-a e respeitando-a, tomando-a como sua casa e fazendo dela um espaço interativo onde se possa fazer lazer e sentir prazer em estar fazendo parte e construindo com professores e gestores o verdadeiro processo de aprendizagem.
É necessário que se busque uma interação entre as habilidades do aluno e o espaço educacional promovendo estímulo, participação e valorização de cada espaço de tempo dentro da escola. Não se pode deixar com que habilidades, talentos, competências sejam desperdiçadas e/ou desvalorizadas.
Assim, o presente projeto se justifica pela necessidade que a Escola tem de dar espaço para serem expostas as habilidades artísticas que há em cada sala de aula, para que a mesma possa ser mais valorizada e respeitada por parte de seus alunos, além de que será uma maneira de repassarem para outros aquilo que sabem, incentivando cada vez mais a participação e a construção de um espaço mais dinâmico e interativo.
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Objetivos e Metas
Objetivo Geral
Identificar, valorizar e despertar talentos artístico-culturais dos alunos, buscando, como também construindo, o resgate de valores dentro do ambiente escolar para se refletir na comunidade.
Objetivos Específicos
Despertar a consciência crítica quanto aos modos de se fazer lazer e cultura, criando assim conceitos mais significativos;
Fazer com que se mudem certos conceitos relacionados á figura do Professor para com o aluno e vice-versa;
Tornar a Escola um ambiente mais dinâmico, interativo, enriquecedor e prazeroso para todos que a fazem.
Metas
Criação de um curta-metragem;
Criação de uma peça teatral ;
Criação de uma exposição de artes visuais
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Metodologia
Nas aulas de Arte, serão realizadas enquetes com os alunos para descobrir em que modalidade artística eles se interessam. Esses alunos serão divididos em grupos de artes visuais, dança, teatro e cinema. A partir daí, serão organizadas as oficinas em horários contra-turnos para a montagem de apresentações que se darão nos eventos extra-escolares e nos horários de intervalo das aulas. Todas as montagens artísticas serão, por fim, apresentadas num grande evento da escola, intitulado Exposição de Ciência, Arte e Cultura.
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Atividades
Triagem por sala dos alunos com dotes artísticos e interessados em participar do projeto – Março e Abril de 2010
Desenvolvimento de oficinas semanais, no horário contra-turno, em diversas áreas artístico-culturais como: teatro, dança, literatura, desenho/pintura, música e filmes curtas-metragens – Junho e Agosto de 2010
Apresentação das oficinas trabalhados no projeto em sábados letivos, em encontros com os pais e nos intervalos das aulas – Setembro e Outubro de 2010
Culminância do projeto com as apresentações artísticas na Exposição de Ciência, Arte e Cultura – Novembro de 2010.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Frutos do Projeto Patativa - 100 anos de Poesia.


O FUTEBOL
O futebol é a paixão
desta gente de vontade
o Brasil é o melhor do mundo
pois temos muita habilidade
digo com louvor
Esse povo tem humildade
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O futebol emociona
pelo sofrimento do torcedor
firme e forte pelo seu time
com luta, graça e amor
dando pulos de alegria
quando seu time é vencedor
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O futebol é gozaçao
rir do propio companheiro
ver seu time muito mau
Se tem goleiro frangeiro
suportar provocação
ou ter seu time em primeiro
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O futebol é arte
aquele drible desconcertante
uma caneta bem feita
ou um chapeu humilhante
botar o inimigo no chão
deixa o jogo interessante
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O futebol é união
é ser um bom torcedor
chega de briga nos estádios
só deve ter paz é amor
ser um torcedor consciente
é não espalhar o terror
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O futebol é brincadeira
bater bola com o parceiro
ou ser um perna de pau
ou ser aquele artilheiro
do futebol nacional
a diversão vem primeiro
Isso que é natural
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O futebol é raça
é jogar com o coração
acreditar no seu time
com garra, amor e paixão
ter amor pela camisa
é jogar com dedicação
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O futebol é uma paixão
de todo o povo brasileiro
more no Céara
ou no Rio de janeiro
pode gostar de samba
ou ser um bom forrozeiro
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E assim vou terminando
esta rima do futebol
que é a paixão nacional
faça chuva ou faca sol
Espero que tenham gostado
por isso deixo um recado
a você torcedor
no país de misérias
de quem trabalha sol a sol
Divertimento sadio
O melhor é o futebol.
Antônio Emerson Felício da Silva- 2º B / Manhã

Projeto Afrodescendência.

O projeto Afrodescendência aconteceu em nossa escola no período de 16/11/2009 a 20/11/2009, com o objetivo de divulgar a cultura afro-brasileira, bem como mostrar a importancia da cultura africana, suas influências e particularidades no Brasil.
Dentre as atividades destacamos a apresentação da culinária típica, música, dança e personalidades brasileira. Sob a Orientação da professora Mônica Fontenele, os alunos do 2º ano do turno da manhã apresentaram com brilhantismo o projeto supracitado. Parabenizamos a todos que participaram e contribuiram de alguma forma.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SPAECE 2009




Acontecem, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2009, as provas do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE) para as séries do Ensino Médio.


Para os alunos dos 1ºs anos, a prova (que engloba as disciplinas de Português e Matemática) ocorrerá no dia 24; para os 2ºs anos, dia 25 e, finalmente, no dia 26, para os alunos dos 3ºs anos.


Em nossa escola, todos foram mobilizados para esse importante momento de avaliação, com o intuito de melhorar os resultados de aprendizagem.


Contamos com a participação de toda a escola!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estamos Participando!


A competição thinkQuest é um acompetição de websites educacionais criados por alunos. Ela segue os moldes da Competição Internacional ThinkQuest. No Brasil ela é organizada pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE) e conta com o apoio da Secretaria da Esducação do Estado do Ceará para sua realização. A equipe do nosso Liceu é composta pelos alunos: Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Wagner Leimar Bezerra, Marcondes Dantas da Silva, Antônio Sidney B. de Almeida, José Hugo Costa do Rêgo e Francisco Kelvin Oliveira Lima, sob a orientação da professora Patrícia Saldanha Vasconcelos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Projeto e-jovem


Teve início hoje, em nossa escola, o Projeto E-jovem. O mesmo irá atender a uma clientela composta por alunos do 3º ano e ex-alunos, perfazendo um total de 60 alunos. O projeto oferece um curso técnico de informática ofertado pelo CEFET.

Patativa -100 anos de poesia


Iniciou-se no dia 27/10/2009, em nossa escola, o projeto Patativa 100 anos de poesia; com o obejtivo de reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, nordestino e brasileiro. O projeto segue o cronograma abaixo:
27/10 – Manhã e Tarde. Palestra sobre o tema.
Oficina 01: 03 a 06/11- Manhã e Tarde.
Conhecer o material no LEI e Atividades sobre o tema.
1- Levar os alunos para conhecerem os cordéis e como estes se organizam.
2- Identificar tema e estrutura métrica.
3-Atividades no ThinkQuest sobre o tema.
4- Levar jornais e revistas para que os alunos pesquisem temas do cotidiano.
Oficina 02 - 09 a 13/11
1- A partir dos temas do cotidiano, os alunos farão seus textos no modelo de cordel, obedecendo ao esquema de metrificação e rimas do próprio gênero.

Oficina 03 23 a 27/11
1- Os alunos se reunirão em grupos para eleger os melhores cordéis que devem ser digitados e passados para livretos ilustrados.
Encerramento 03/12:
1- Sarau.
2-Teatro.
3-Exposição dos Cordéis.
4- Apresentação dos Cordelistas.
5- Palestra.
6- Montagem da sala temática.