quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aula de Campo: Visita ao Centro Histórico de Quixeramobim, Patrimônio Cultural é Cidadania.





No último dia 26 de agosto de 2009 o professor Neto Camorim, nas suas aulas de história do Projeto Primeiro Aprender, fez uma visita ao centro histórico de Quixeramobim com a turma do 2º ano A – Manhã , onde na oportunidade os alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de nossa cidade, e consequentemente sobre a importância de se preservar o nosso patrimônio histórico.
Durante a visita e aula o professor foi explicando sobre o que é patrimônio histórico material, ou seja o conjunto de edifícios, documentos, monumentos, fotos e outros objetos que pertencem a um lugar. São coisas que tem um valor histórico ou sentimental para a população de lugar ou região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.
Fez uma observação que antes eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a pessoas com poder ou a tradição ligada ao colonizador português, como a Igreja da Matriz, Ponte Metálica, Casa de Camara e Cadeia, Sobrado Paroquial, Paço Municipal dentre outros. Hoje, essa visão já está mudando a partir de estudos mais recentes que estão preocupados em manter acesa a memória de pessoas comuns, suas experiências e sociabilidade.
Também destacou, ser importante que todos possam conhecer o que é educação patrimonial, e assim possam conhecer, o nosso patrimônio histórico, para que despertem o interesse à sua preservação, pois ser cidadão é ter direito à memória. Daí ser fundamental a ação da escola enquanto espaço de aprendizagem coletiva, por isso precisamos construir novos olhares e saberes para valorizar a nossa história e nossa memória.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

5ª Olimpíada de Matemática - OBMEP



A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

1º Fórum Escolar do Grêmio Estudantil.

O 1º Fórum Escolar do Grêmio Estudantil contou com a participação do Professor Neto Camorim que falou sobre a importância do Movimento Estudantil. Além dos membros do Grêmio, o fórum contou a participaçãpo dos representantes dos conselhos de classe.

Dia do Estudante.


O dia do estudante foi comemorado no dia 22/08/209 com muita animação em uma manhã de lazer no BNB clube de Quixeramobim.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sobre Política - Resultado das reflexões nas aulas de Sociologia.


A politica apresenta-se hoje
como arte de governar
de atuar na vida pública
sem medo de errar
precisam supri nossas necessidades
e a gente não enganar
Se no poder de nosso país
não existisse tanta corrupção
o indício da pobreza
não seria uma decepção,
parte dessa culpa é o mau
investimento na educação
Precisamos nos aproximar
e acabar com a desigualdade
a politica desse pais é a nossa realidade
ela não é bem melhor porque escondemos a verdade.
A politica é agente que faz
e ela precisa de muita atenção
se não conseguimos compreender isso
não acabamos com a corrupção
precisamos de ajuda
mas de nossa parte não há reação.

Daniela Paiva dos Anjos 2 ano “D” Tarde
Professor Neto Camorim.
A Politica e Suas Questões

No mundo em que vivemos ainda existem pessoas ignorantes em relação a politica tendo-a apenas uma ação do estado, ou a ação dos políticos. Dessa forma, esquecem seu verdadeiro significado.
Na realidade, ao contrario do que as pessoas pensam ou pode parecer, o termo politica tem um sentido mas além, pois não diz o respeito somente aos políticos, mas a todos os cidadãos, e por incrível que pareça ela faz parte da nossa vida estando assim presente no trabalho, na escola nas ruas etc.
Infelizmente as pessoas estão vivendo muito acomodados com o pouco, já não se preocupam com o seu futuro entregando-o nas mãos dos políticos. Acreditam que tudo vai bem esquecendo assim de se portar como verdadeiro cidadão diante da sociedade, não valorizando sua capacidade de decisão e usando-a na maioria das vezes de maneira inadequada, fútil e leviana.
Vivemos num mundo onde a indiferença, a insegurança e o medo refletem constantemente nos olhos daqueles que são vitimas da desigualdade social, do abandono do desprezo. Essa ainda é a nossa realidade, quantos são esquecidos pelas autoridades, e por aqueles que exerce maior poder ?Essa causa deve ser a nossa bandeira, devemos sair desse comodismo , erguer nossas olhos diante de tudo que está acontecendo e não nos ver como impotentes mas sim como pessoas que são capazes e podem mudar o rumo da historia, cumprindo com os seus deveres e exigindo os seus direitos. Está na hora de lutarmos por uma sociedade mais justa, sociedade essa em que os pobres também tenham direito.
Bem sei eu que uma pessoa só , não pode mudar esta realidade ,mas se todos se conscientizarem iremos viver num mundo melhor. Cabe a cada um de nós enquanto cidadãos nos envolver mais na política , fazer, reivindicar, criticar quando necessário ,o que não podemos fazer é ficar calado diante de tudo o que tem acontecido.
Ana Mara Saldanha de Souza
2 Ano ''D''tarde
Professor Neto Camorim.

Política e Cidadania

O exercício da política em nosso país está cada vez mais difícil, isso por que a população não faz valer os seus direitos. Muitas pessoas dizem que detesta política e que não quer saber de da mesma, essas pessoas são as que podemos chamar de analfabeto político pelo fato delas acharem que os atos políticos não interferem nas suas vidas, como sabemos esses atos interferem diretamente na vida de toda a população.
Hoje é cada vez mais difícil achar um político honesto e que cumpra as promessas que fez quando era apenas um candidato. O problema desses políticos é quem os colocou lá.
Para mudar um pouco a política não só em nosso país , mas também no mundo , é preciso que a população também participe nas decisões políticas , pra fazer isso não é obrigado as pessoas gostarem de política basta elas gostarem de ter direitos dentro da sociedade.
Francisca Edna Oliveira da Silva – 2º B Tarde
Professor- Neto Camorim
.

Oficina ThinkQuest - Pólos Nenelândia e Berilândia.




Essa semana foi a vez dos alunos da Nenelândia e Berilândia conhecerem o ThinkQuest. A oficina aconteceu nas manhãs dos dias 17 e 19/08. Com a participação efetiva e comprometimento dos alunos as atividades tiveram 100% de aproveitamento. Parabéns a todos que participaram.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Alunas ganham concurso de redação e desenho!


O fã Clube Viva o Rei promoveu neste mês de agosto um concurso de redação e desenho. Dentre os ganhadores estão as alunas: Antônia Andreza Almeida do Nascimento do 1º B da tarde, premiada com o 2º lugar na categoria redação e Antônia Kátia Fernandes do Rêgo do 3º ano B- Tarde premiada em 2º lugar na categoria desenho. Ambas receberam 50,oo reais em dinheiro e um belíssimo troféu.

Palestra- LUIZ GONZAGA: O ETERNO REI DO BAIÃO

Palestra realizada neste mês de agosto, promovida pelo fã clube Viva o Rei. Com o tema Luiz Gonzaga 20 anos de saudade o palestrante Marcelo Leal prendeu a atenção de todos os ouvintes.

Manifestação no Sinal.



Nesta Quinta 13/08/09 nossos alunos promovram uma blitz no centro de nossa cidade. Com o objetivo de alertar sobre a prevenção da nova gripe, os alunos destribuiram panfletos e adesivos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

III MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO LICEU DE QUIXERAMOBIM.


OBJETIVOS DO EVENTO
Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, assim como promover ações solidárias entre os participantes do evento e entre estes e as comunidades escolar e extra escolar;

Promover em alunos e professores o domínio de diferentes linguagens, ao desenvolver registros e comunicações de forma escrita, gráfica e artística, de forma individual ou coletiva, com a produção, a utilização e o intercâmbio de textos, vídeos ou demais recursos audiovisuais;

Envolver participação ativa, prática e conceitual de alunos, na condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para envolver toda a escola em procedimentos e resultados, atraindo para os trabalhos os alunos usualmente menos motivados;

Contar com assistência científica, tecnológica ou pedagógica externa, compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe com a escola interesses no desenvolvimento do projeto;

Constituir reforço para continuidade, ampliação ou retomada de iniciativas anteriores, convergentes com os objetivos desta III Mostra Científico-Cultural, realizadas na(s) própria(s) escola(s) ou pelos professores envolvidos na proposição do projeto;

Promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento;
Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;

Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos científicos desta natureza



PROGRAMAÇÃO
14/09 – ENTREGA DOS PROJETOS ESCRITOS
18/09 – DAS 08:00H ÀS 15:00H – ARRUMAÇÃO DAS SALAS PARA A EXPOSIÇÃO
- 18:30 – ABERTURA DAS EXPOSIÇÕES E JULGAMENTO
19/09 – 19:00H – ESCOLHA DA RAINHA DO LICEU DE QUIXERAMOBIM
PREMIAÇÃO DAS EQUIPES VENCEDORAS

Projeto e-jovem no Liceu.


Na última tarde de Quinta feira 06/08 aconteceu o encontro dos 117 alunos e ex-alunos que concorrem a uma vaga no projeto E-Jovem ofertado pela SEDUC. O projeto beneficiará 40 alunos com um curso técnico de informática ofertado pelo CEFET. Na oportunidade, o supervisor Fernando Ronny apresentou o objetivo e funcionamento do projeto. Dentro em breve estarão acontecendo as entrevistas para seleção. A previsão para o início das aulas é o dia 15 ainda neste mês de agosto.

Prevenção!

Durante toda essa semana nossa escola estará mobilizada com o objetivo de conscientizar toda comunidade escolar sobre a nova gripe INFLUENZA A (H1N1). Dentre as ações teremos a exposição de murais de conscientização, aulas sobre o tema e panfletagem no centro da cidade.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Projeto - Orientação Vocacional.

Que profissão escolher? Qual caminho a seguir? Essas são algumas das indagações de nossos jovens. Pensando em ajudá-los a Profª Mônica Fontelene estará promovendo no próximo dia 17/08/2009 as 19:00 horas, o 1º encontro vocacional de nossa escola. Na oportunidade, iremos contar com a presença dos seguintes profissionais:
Direito: Dr. Francisco Raimundo Araújo - Promotor de justiça.
Enfermagem: Drª Maria Luciana de Figueiredo - Enfermeira.
Carreira Militar: Sgto Lissandro Ehle Marques- 2º Sargento do TG.
Psicologia: Dr Osvaldo Costa Martins - Psicólogo.
Fisioterapia: Drª Raphaela Mota Feitosa - Fisioterapeuta.

A presença de todos é muito importante. Sintam-se convidados!